Portal Tio Hugo
App da verdinha

Ernestina - SMEC | Mediando Processo de Ensino- aprendizagem através do Programa de Letramento em Programação

portaltiohugo.com

Por Departamento de Jornalismo em 15/09/2021 às 14:46:11
A prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Airton Sena e da faculdade Imed de Passo Fundo, vem desenvolvendo desde junho deste ano, o programa Letramento em programação. O mesmo acontece nas escolas Municipais Educarte, Osvaldo Cruz e Sachser e está contribuindo na formação integral do estudante, desenvolvendo o pensamento computacional, exercendo a cultura digital que envolvem habilidades necessárias aos cidadãos do século XXI por meio de práticas de programação de computadores, usando como ferramenta básica a narrativa do Scracth, a computação desplugada, robótica, entre outros componentes curriculares que vem de encontro a BNCC.
As atividades contam com apoio de professores da IMED, através de formações mensais on-line para secretários de educação, coordenadores municipais, coordenadores pedagógicos e professores envolvidos no processo de ensino aprendizagem dos nossos estudantes.
Embora nossa rede municipal de Educação ainda encontre dificuldades em relação ao acesso da internet e laboratórios de boa qualidade nas comunidades do interior, a coordenadora do letramento Joana Salete Benoit, salienta que os professores não deixaram de desenvolver projetos voltados a proposta de integração do estudante ao mundo digital, usando até mesmo seus próprios celulares, estudantes tiveram experiências incríveis.
Os alunos do 4 e 5 ano da E.M.E.F.Sachser tiveram a oportunidade de participar de uma oficina, desenvolvida com os professores titulares, direção e professor Gabriel do letramento através do aplicativo Galáctico Explorer Merger Cube- Atividade com realidade virtual com o celular aumentada- RVA, assim conheceram o sistema solar na palma da mão. Foram muitas curiosidades e descobertas. Perceberam que ele funciona como se fosse uma ciranda girando, e se um dos participantes soltar a mão, todos os outros podem cair.
A Diretora Marlise Soares Rodrigues salienta que cada um dos elementos tem importância fundamental para o equilíbrio de todos e que esta é uma conexão com o coração, que explora conceitos que vão além dos pensamentos computacionais.
Na Escola Municipal Educarte, conta com os professores Lucas e Gabriel. O professor Lucas trabalha com os alunos do 5º ao 9 ano, e o professor Gabriel com os alunos do 4º ano. Este ano, o destaque na escola é a abertura de vagas para alunos da rede estadual da comunidade. A diretora Makeli Rosseto ressalta a importância de viabilizar o aumento do engajamento dos estudantes em sua aprendizagem e proporcionar a todos, independente de ser ou não estudante da escola, o desenvolvimento das competências sócio emocionais e computacionais.
Na Escola Osvaldo Cruz, O professor Gabriel trabalha com os etudantes de 4º e 5º ano, com atividades desplugadas, utilizando materiais concretos, que desenvolvem o raciocínio lógico matemático, pois não foi possível ainda organizar uma sala específica para o laboratório e os computadores existentes lá necessitam de melhorias.
O Prefeito Municipal Renato Becker juntamente com a Secretaria Municipal de Educação Sueli Penz, estão desenvolvendo projetos e trabalhando incansavelmente, para aumentar a velocidade de conexão da internet e melhoria dos computadores para os laboratórios das Escolas localizadas no interior do município.

Fonte: Imprensa PM Ernestina

Comunicar erro
New Tech
Revisa