Portal Tio Hugo

ERNESTINA FARÁ 33 ANOS DE EMANCIPAÇÃO NO PR"XIMO DIA 11 DE ABRIL

portaltiohugo.com

Por Administrador em 05/04/2021 às 15:31:33
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, (5/04), a abertura oficial da Semana do Município de Ernestina, em comemoração aos 33 anos de Emancipação Político-Administrativa, que ocorre no próximo dia 11 de abril.
O ato de abertura aconteceu em frente à Prefeitura Municipal, que contou com a presença do prefeito Renato Becker, do vice-prefeito Paulo Penz, da secretária de Educação, Sueli Penz, secretária da Administração, Mara Santos, do professor e historiador, Alexandre Aguirre, dos funcionários públicos, diretores das escolas do município, professores e comunidade em geral.
Cabe ressaltar, que em virtude da pandemia da Covid-19, a programação que estava prevista para ser realizada durante a semana de aniversário de Ernestina, acabou sendo revista e, muitas das atividades canceladas, por motivo de segurança e para evitar aglomerações. Após a execução do Hino Nacional, os presentes entoaram o Hino do Município. Na sequencia o prefeito Renato Becker, agradeceu a presença de todos e parabenizou os cidadãos ernestinenses pelo aniversário de 33 anos de Ernestina.
Segundo o prefeito Renato Becker, em sua fala de abertura, destacou que: "Nesta semana o município relembra os povos originários que foram os primeiros a habitarem as terras do nosso território, mais tarde chegaram os imigrantes alemãs, onde hoje, se localiza o município, e que através do suor do seu trabalho deram início a esta história de desenvolvimento e progresso que observamos hoje, em nosso município."
Já o vice-prefeito Paulo Penz, lembrou que: "Da importância que todos os ex-administradores tiveram em conduzir e administrar o município ao longo dos seus 33 anos de história, ou seja, todos contribuíram para tornar um município pujante e melhor para se viver. Hoje, está história é feita por todos nós, que semeamos no presente a história que queremos colher no futuro", pontua o vice-prefeito Paulo Penz.
Também fez uso da palavra à secretária de Educação, Sueli Penz - ressaltou que: "Em virtude da pandemia da Covid-19 e da responsabilidade que todos nós temos em cuidarmos de si e do outro, essa Semana do Município será diferente de outros anos, ou seja, sem público e sem aglomeração de pessoas. Mas nem por isso vamos deixar de comemorar esta data tal importante que é o aniversário da nossa querida comunidade ernestinense. Muitas das atividades que estavam programadas para acontecer serão de forma online e outras, com números reduzidos de pessoas e seguindo todas as normas e protocolos sanitários", pontua a secretária Sueli Penz.
Já o historiador Alexandre Aguirre, destacou que: " Ernestina, ao longo do tempo, além de integrar o município de Rio Pardo, fez parte de Cruz Alta de 4 de agosto de 1834 a 7 de agosto de 1857, quando veio fazer parte de Passo Fundo até a emancipação a 11 de abril de 1988. Cabe ressaltar, que 11 de abril é a data simbólica de aniversário do Município de Ernestina, no dia 11 de abril de 1988 foi sancionada, pelo Governador do Estado Pedro Simon, a Lei n° 8.554: "É criado o Município de Ernestina constituído pelo Distrito de Ernestina, pertencente ao Município de Passo Fundo."
Todavia, a emancipação municipal efetiva ocorreu no dia 1° de janeiro de 1989 quando da Instalação da Câmara Municipal de Vereadores e Posse do Prefeito. Desta forma o Município de Ernestina começou a existir em 1° de janeiro de 1989. Parabéns ao Povo de Ernestina, Construtores do passado, construtores do presente.

Fonte: Imprensa PM Ernestina

Comunicar erro
ANUNCIE 2
ANUNCIE